Preposição: entenda como funciona

No dia a dia as preposições estão muito presentes em nosso vocabulário, usamos praticamente sem saber que usamos. Por isso, muitas vezes por desconhecimento fazemos o uso equivocado desse relevante conectivo. Neste artigo vou apresentar e explicar como ele funciona para que você o use com confiança. Vamos lá!

Guia rápido:

 

o que é preposiçãoO que é?

Preposição é uma classe de palavras invariáveis da morfologia que serve para ligar palavras e estabelecer relação de subordinação entre elas. É um conectivo e funciona como elemento de coesão textual por auxiliar na construção de sentidos. Veja a demonstração:

Exemplo: Este é um belo elefante de cerâmica.

Neste exemplo “de” é a preposição que liga as palavras “elefante” e “cerâmica”. Ele estabelece uma relação de subordinação entre os vocábulos e transmite uma ideia sobre a composição (material) do elefante.

tipos de preposiçõesTipos de preposições:

Há dois tipos: as essenciais e as acidentais.

Preposições essenciais:

Surgiram na língua com função principal de preposição. São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, dês, desde, em, entre, nem, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Exemplo: Em março eles retornam à cidade natal.

Exemplo: Ele trouxe as flores para ti.

Preposições acidentais:

São palavras de diferentes classes (como advérbios) que podem acidentalmente exercer função de preposição. São: afora, conforme, consoante, durante, exceto, feito, fora, mediante, salvante, salvo, segundo, senão, tirante, etc.

Exemplo: Todos gostam de doces, exceto ela.

Importante: as essenciais levam os pronomes pessoais para as formas oblíquas ao passo que as acidentais exigem as formas retas. Repare nos exemplos dados acima o destaque para o pronome que vem acompanhando cada uma.

formação das preposiçõesFormação das preposições:

Há três maneiras de se construir esses conectivos, vejamos quais são elas:

Combinação: é a união entre preposição “a” e o artigo “o” ou “os”.

Como se dá: preposição a + artigo o = ao; preposição a + artigo os = aos.

Exemplo: Ele levou a caixa ao dono da loja.

Exemplo: Aos malfeitores será aplicada pena.

Contração: é a união entre uma preposição e outra palavra que gera perda de fonema.

Como se dá: preposição de + artigo a = da; preposição em + artigo = no; preposição per + artigo apela; preposição em + pronome istonisto.

Exemplo: Ela acreditava nisto.

Exemplo: Segurava a mão da avó.

Crase: é a fusão de fonemas vocálicos idênticos.

Como se dá: preposição a + artigo a = à; preposição a + pronome aquilo = àquilo; preposição a + pronome aquele = àquele.

Exemplo: Entregue o envelope àquele rapaz, por favor.

Exemplo: Ela foi à praia esse fim de semana.

Em um próximo artigo, aprofundaremos o estudo sobre a crase. Agora, vamos dar sequência com as locuções.

Locuções prepositivasLocuções prepositivas:

Estão muito presentes em nosso uso quotidiano da língua. São formadas por duas ou mais palavras e sempre terminam por preposição: antes de, ao lado de, além de, em vez de, às custas de, através de, rente a, de acordo com, junto de, a par de, por causa de, próximo de, etc. Veja-as em contexto:

Exemplo: André sentou-se ao lado de Carlos.

Exemplo: Júlia comprou rabanetes em vez de beterrabas.

Resumindo…

Neste artigo mostrei a você que preposição é uma classe invariável de palavras na morfologia. Ela serve para ligar outras palavras e atua como elemento de coesão, assim como as conjunções, mas com diferente finalidade.

Vimos que existem as preposições essenciais e as acidentais. Entendemos o processo de formação por combinação ou contração e foi apresentada a você a crase. Também compreendemos o que são locuções prepositivas e como se constroem.

Gostou do conteúdo?

Se você chegou até aqui e gostou deste conteúdo, nos ajude deixando seu comentário e compartilhando com os amigos. Fique à vontade também para explorar nossos outros conteúdos no blog.

Agradeço sua companhia até aqui, e em caso de dúvidas mande para nós suas perguntas, estamos à disposição.

Vejo você na próxima lição!

No Comments

Post A Comment