Hoje vou falar do verbo ASSISTIR, você sabe usá-lo da forma correta?
Ele é um verbo bem traiçoeiro e precisa de muita atenção. A verdade é que existem 3 formas de usá-lo, mas infelizmente não é tão simples assim de identificar.
Se você tinha alguma dúvida, fique tranquilo, pois explicarei ele nesse artigo 😉
Assistir = Auxiliar
O verbo ASSISTIR, com significado de AUXILIAR/AJUDAR alguém, é um verbo transitivo direto e, por isso, não precisa de preposição após o seu uso.
Exemplos:
- O médico assiste o doente. (Nesse caso essa frase é semelhante a: O médico ajuda/auxilia o doente).
- Eu assisti minha avó durante o tempo que ela ficou internada.
- É dever dos filhos assistir os pais na velhice.
Assistir = Ver
O verbo ASSISTIR, com significado de “ver”, “presenciar” algo, é um verbo transitivo indireto, pois isso ele exige preposição. Ou seja, o uso da preposição “A” depois do verbo é obrigatório.
Exemplos:
- O menino assistiu ao jogo de futebol.
- Assistimos atônitos aos acontecimentos de 11 de setembro.
- Não cheguei a assistir ao Brasil durante a Copa do Mundo.
Assistir = Atribuição
O verbo ASSISTIR, com significado de “ter uma atribuição”, é uma situação menos presente em nosso dia a dia, porém é importante saber que ele existe. Esse verbo também é transitivo indireto, então também exige uma preposição.
Exemplos:
- Assiste ao aluno chegar no horário da aula. (Nesse caso essa frase é semelhante a: Cabe ao aluno chegar no horário da aula).
- Assiste aos pais cuidar dos filhos e zelar pela segurança deles.
Observações
Os diferentes usos do verbo ASSISTIR possuem a mesma grafia, porém isso não impede que eles sejam utilizados em uma mesma frase.
Já aviso que não é indicado o uso de diversos tipos de ASSISTIR em uma mesma frase (o ideal é substituir o segundo e o terceiro, se existir, por algum sinônimo), mas, caso isso aconteça, cabe ao leitor prestar atenção na existência ou não da preposição e no contexto em que o verbo é utilizado.
Exemplos:
- Assiste (cabe) aos filhos assistir (ajudar) os pais na velhice.
- Assiste (cabe) aos alunos assistir (ver) às aulas e assistir (ajudar) os colegas que precisarem.
Bom, veja que dependendo do momento o verbo ASSISTIR pode ser transitivo direto (não precisa de preposição) ou transitivo indireto (precisa de preposição) e é isso que faz muitas pessoas pecarem na hora de usá-lo.
Elas acabam não sabendo se colocam “ASSISTI o filme” ou “ASSISTI ao filme” e isso pode ser um grande problema.