afinal-a-final-ao-final

Afinal, A Final ou Ao Final?

E então, você sabe quando deve usar AFINAL, A FINAL ou AO FINAL?

Muita gente tem essa dúvida ou nem sabe que existem essas 3 formas e que cada uma delas tem um  significado diferente.

Como percebi que essa era uma dúvida de muitos dos alunos do Português Prático, resolvi escrever este artigo para poder enterrá-la de uma vez por todas.

AFINAL  (tudo junto)

AFINAL é um advérbio que tem o significado de “por fim“, “finalmente“, “enfim“. Ele é muito utilizado em textos literários e profissionais (principalmente na área do direito) e está mais presente na fala de pessoas que têm o costume ou gostam de ler.

No dia a dia esse advérbio é muito utilizado na expressão “afinal de contas”, muitas vezes por quem já perdeu a paciência e quer logo uma resposta definitiva para uma pergunta ou situação. É quase como uma variante do “E então?” para quem está muito curioso ou quer uma resposta rápida.

E sim, o AFINAL do “afinal de contas” é escrito tudo junto!

Exemplos:

  • Afinal, vamos ou não ao shopping ver um filme?
  • A guarda compartilhada requerida pelo pai foi afinal (por fim, enfim, finalmente) concedida pelo juiz.
  • Afinal de contas, o que diabos a diretora queria com você?

A FINAL (separado)

“A FINAL” é uma expressão formada pelo A (artigo) + FINAL (substantivo) que indica a última prova ou jogo de uma competição: futebol, vôlei, basquete, dança, etc.

Já tinha falado, mas vou repetir para dar mais ênfase: a expressão “afinal de contas” é escrito tudo junto. Não confunda!

Exemplos

  • Amanhã será transmitida a final da Copa do Mundo: França e Croácia.
  • A final da Dança dos Famosos será esse domingo.
  • A final dos 100 metros rasos é hoje de tarde.
  • Eu assisti a final do Mundial de Vôlei: 3 sets a 2.

AO FINAL (separado e com preposição)

AO FINAL é uma locução adverbial formada pela preposição“A“, o artigo “O“ e o substantivo “Final“. Ela tem o significado de “na última parte”, “no fim”, “na conclusão”.

Para continuar sendo uma locução adverbial, ela sempre deve vir acompanhada da preposição, caso contrário vira “o final” que significa “o fim”, “a última parte”, “a conclusão”.

Exemplos

  • Ao final da missa, todos se cumprimentaram.
  • Todos os pedidos foram atendidos ao final do dia.
  • O paciente estava estável ao final da cirurgia.

Viu, se nós não prestamos atenção, acabamos escorregando. E são essas pequenas coisa que fazem muita diferença na hora de escrever um texto de qualidade ou resolver a questão de português de alguma prova.

Espero que com essas dicas você consiga aprender a diferença entre AFINAL, A FINAL e AO FINAL de uma vez por todas para nunca mais errar.

Se for preciso, releia este artigo, faça anotações ou crie exemplos próprios com situações do seu dia a dia que fica ainda mais fácil de aprender!

Sobre o autor